sábado, 15 de fevereiro de 2014

La Paz, Bolivia 
10/02 .As cholitas fazem parte da paisagem. Ali do [El] Alto, as cholitas mandam na cidade. Deste lado vêem tudo e tal como elas aos domingos no ringue, as casas que vemos parecem cair em caótica catadupa, batendo umas nas outras, desde as montanhas que nos contornam até ao centro, nada pacífico, desta cidade. La Paz é assim: não faz jus ao seu nome. Sobretudo nestes dias, em que a feira se instala cá em cima e em que todos lá em baixo se amontoam nas combis coloridas até não haver mais espaço, para poder chegar aqui. Na cidade, desde bem cedo, fazem filas informais pela avenida principal e tanto correm e carregam e lutam e berram que chegadas ao destino só querem repousar. 
As lutas que as opunham quatro dias antes davam agora lugar a uma fraternidade que só as punham contra nós. E desta forma, estávamos, ali, de passagem, mirados com olhos fundos e desconfiados, e 
segredados aos ouvidos de todas as cholitas que nos estranhavam; só elas faziam parte da paisagem – acrescentando os seus contornos aos das montanhas e dando a cor que faltava àquelas casas. 
(cortesia de Filipa Neiva)

Sem comentários:

Enviar um comentário